Vygotsky

 

    O conceito de mediação é o conceito central da sua psicologia.

    Segundo Vygotsky,as funções cognitivas aparecem duas vezes no desenvolvimento cultural da criança:

  • Primeiro a nível social- interpsicologicamente
  • Depois a nível individual- intrapsicologicamente

     Defendia que:

  • As crianças constroem o seu conhecimento;
  • O desenvolvimento não pode ser separado do seu contexto social;
  • A aprendizagem pode liderar o desenvolvimento e a linguagem desempenha um papel central no desenvolvimento da mente.

 

    Para Vygotsky, a apropriação do conhecimento consiste no momento em que, o aprendiz, interiorizou ou aprendeu determinada informação ou conceito, e é capaz de utilizar esse conhecimento independentemente.

     Dizia que:

  • Actividade humana é mediada pelo uso de ferramentas, que estão para a evolução cultural como os genes para a evolução biológica.
  • Do mesmo modo que os sistemas de ferramentas, os sistemas de signos(linguagem, escrita, numeração) são criados pela sociedade e mudam com o seu grau de desenvolvimento.
  • Cada indivíduo alcança a consciência através da actividade mediada por essas ferramentas, que unem a mente com o mundo real dos objectos e dos acontecimentos.

    E que as funções mentais superiores:

  • São dependentes das funções inferiores
  • São determinadas pelo contexto cultural
  • Evoluem de uma função partilhada para uma função individual(para Vygotsky, a escolaridade formal é um dos contextos mais favoráveis para o desenvolvimento das funções mentais superiores)

 

    A Zona do Desenvolvimento Proximal (ZDP)-  área potencial de desenvolvimento cognitivo e consiste na distância que medeia entre o nível actual de desenvolvimento da criança, determinado pela sua capacidade actual de resolver problemas individualmente, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da resolução de problemas sob orientação de adultos ou em colaboração com pares mais capazes.

    A ideia da ZDP influencia a três níveis a concepção do processo de ensino/aprendizagem:

  • No que se refere a como assistir uma criança na realização de uma tarefa
  • A como assistir crianças
  • A como determinar o que é apropriado do ponto de vista do desenvolvimento

    Esta ideia aumenta o alcance do que é considerado apropriado em termos de desenvolvimento, que normalmente é definido pelas realizações independentes da criança, pelos processos e habilidades que tenham desenvolvido completamente. Não inclui o nível de desempenho assistido, nem os processos e habilidades emergentes.
    Portanto, é mais previsível que os professores esperem a emergência espontânea de determinado comportamento antes de promoverem actividades que o encorajem.
Como resultado, as crianças só dispõem de oportunidades que Vygotsky considera o nível inferior da sua ZDP, ou seja, comportamento da criança durante o desempenho assistido revela os comportamentos que estão em vias de emergir. Se insistimos em desempenho independente apenas para descobrir onde é que uma criança está, o que sabe e o que pode fazer, então as habilidades que estão à beira de emergir nunca serão evidentes

 

Dialéctica entre aprendizagem e desenvolvimento

 Aprendizagem:

  • Precede o desenvolvimento
  • Progride mais rapidamente que o desenvolvimento
  • Redunda em desenvolvimento

Desenvolvimento

  • É o nível máximo a que uma criança pode chegar, de momento

    Nota:

  • Quando uma habilidade está fora da ZDP, as crianças ignoram-na, falham ou usam-na incorrectamente. É pela observação das reacções/respostas que os professores conhecerão se a sua assistência cai dentro da ZDP;
  • Os professores devem anotar com cuidado quais os tempos, ideias, actividades ou actividades cooperativas que têm um efeito desejado na aprendizagem das crianças
  • Os professores não devem ter medo de tentar um nível mais elevado, mas devem ouvir as crianças, dando atenção às reacções às suas tentativas de as assistir a desenvolver ferramentas mentais mais elevadas – dentro das suas ZDPs e, assim, expandindo-as

 Em suma:

  • A ZDP é uma “janela” de aprendizagem
  • As ZDP de cada aprendiz é única. Num grupo de aprendizes não é de se esperar coincidência entre as várias “janelas” de aprendizagem

    Assim, para Vygostsky, o suporte contextual do professor deve basear-se:

  • Na ZDP da criança;
  • Em actividades condutoras;
  • No desempenho esperado, atendendo ao nível etário da criança; 

    Se a estratégia do professor se basear:

  • No uso de mediação
  •  No uso da linguagem
  •  No uso de actividades partilhadas

    “O resultado primário dessa escolha será promover o desenvolvimento e ajudar a criança a mover-se do desempenho assistido para o desempenho independente.”

 

Mediação exterior

    O mediador externo,deve:

  • Ter significado especial para a criança e ser capaz de invocar esse significado
  • Estar ligado a um objecto que a criança use antes ou durante o desempenho da tarefa
  • Manter-se saliente, visível
  • Combinar mediação com linguagem e outras sugestões comportamentais.
  • Deve escolher-se um mediador cuja utilização possa “cair” dentro da ZDP da criança
  • Deve usar-se o mediador para representar o que se pretende que a criança faça.
 Utilidade dos mediadores
  • Tornam o processamento mental mais fácil e mais eficaz
  • Eventualmente, darão às crianças ferramentas que as habilitem a empenhar-se em processos mentais superiores.
Utilidade dos mediadores a curto prazo :
  • Darem suporte ao procedimento mental;
  • Ajudarem a criança a focar e a dar atenção à tarefa;
  • Funcionarem como estímulo fora da dependência do professor;
  • Permitirem que a tarefa seja desempenhada pela criança, de uma maneira mais eficaz.
Utilidade dos mediadores a longo prazo:
  • Proporcionar assistência ao desenvolvimento das funções mentais elevadas;
  • Ajudar a criança a adquirir memória deliberada,atenção focada e auto-regulação;
  • Dar suporte à necessidade de expansão da ZDP.

    Vygostsy, defendia ainda o uso de actividades partilhadas:
    A assistência, que é o produto de uma actividade partilhada pela qual se dá à criança a ajuda que necessita para funcionar no nível mais elevado da sua ZDP.
    Para promoverem este nível de ajuda, os professores precisam de criar diferentes tipos de assistência e, em consequência, diferentes tipos de experiência partilhada.
    A assistência e as experiências partilhadas são o resultado de um contexto social

    As trocas e interacções num nível social podem ser:

  • Criança     → Professor     
  • Professor   → Criança
  • Criança      → Criança      
  • Criança      → Participantes imaginários           


    As actividades partilhadas levam as crianças e  os professores:

  • A clarificar e elaborar o seu pensamento e o uso da linguagem, uma vez que, para comunicar, há que ser claro e explícito

    “É preciso transformar as ideias em palavras, desenhos, construções, ou em qualquer outra coisa que possa ser compreendida pelo outro

    “ É-se forçado a olhar para os diferentes aspectos de uma ideia ou tarefa e aceitar outros pontos de vista sobre elas.”

 

Papel do professor

    Um professor pode participar na actividade partilhada de duas maneiras:

  • Como um participante directo
  • Como a pessoa que promove, planifica e cria as oportunidades para a actividada partilhada a ser desenvolvida com outros.

 

    Deve considerar determinados pontos, agindo como parceiro:

  • Ajudar a criança a distinguir entre propriedades essenciais e não essenciais
  • Ajudar a criança a estabelecer relações com um sistema conceptual mais alargado.
  • Procurar coisas apropriadas ao processo de pensamento da criança
  • Criar várias formas de transferir para a criança a responsabilidade pela aprendizagem.
  • Planear o tamanho dos grupos de modo a manter os diálogos significativos e úteis.

 

Questões sobre o papel dos pares:

    (É preciso notar que a simples interacção com a criança não é necessariamente suficiente para promover o seu desenvolvimento)

  •  Em algumas situações, interacções casuais podem ajudar a aprender, mas também podem multiplicar mal-entendidos.
  •  As interacções no interior de um contexto social de actividade partilhada são muito complexas.
  •  Pode ser muito complicado para uma criança descobrir, por si própria, o que o grupo está a tentar conseguir em diferentes situações sociais.

 

Para promoção da aprendizagem, a criança deve envolver-se em formas muito específicas de interacção com outros

 

Algumas das interacções mais benéficas:
  •  Cooperar para concretizar uma tarefa com sucesso
  •  Assumir papéis designados
  •  Representar para uma pessoa imaginária
  •  Actuar, representando, como especialista ou como novato
  •  Jogar
  •  Envolver-se em conflitos cognitivos e exprimir os seus pontos de vista


 

O jogo como actividade de aprendizagem

(Brincar pode servir como uma ferramenta da mente)

 

    Vygotsky defendia que o jogo infantil influencia o desenvolvimento de três maneiras:

  • O jogo origina a ZDP;
  • Facilita a separação entre o pensamento e as acções e objectos;
  • Facilita o desenvolvimento da auto-regulação.